Itabuna retomará Feira de Produtos Orgânicos beneficiando 500 agricultores

Encontro definiu estratégias
Ascom/Roberto Santos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente anunciou que será retomada a Feira de Produtos Orgânicos promovida pelo Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), com o apoio da Prefeitura de Itabuna e da Câmara Municipal de Vereadores. A feira acontecerá às quintas-feiras, a partir do dia 25, das 8 às 11 horas, no saguão do Espaço Cultural Professor Josué Brandão.

Coordenador da Estação Orgânica de Arapiraca e integrante da OCA, Cláudio Lírio, um dos expositores e articuladores, explica que o Centro de Agroecologia atualmente reúne agricultores orgânicos que colocam os seus produtos diretamente à disposição dos consumidores em 25 barracas padronizadas cedidas pela Prefeitura.

“Sabemos dos cuidados necessários em tempos de pandemia. Então, teremos poucos vendedores, o essencial para garantir bom atendimento aos clientes. Além disso, todos usarão máscaras, álcool em gel a 70%, e há o distanciamento entre as barracas. Tudo seguirá como previsto nos protocolos de proteção de saúde e da vida”, disse Lírio.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, indica que a volta da Feira de Produtos Orgânicos entra na capilaridade das ações da gestão do prefeito Augusto Castro de apoio à agricultura familiar e orgânica. O governo em seu programa, se preocupa com ações de preservação da saúde, geração de empregos, valorização da cultura, segurança alimentar, especialmente dando aos pequenos agricultores a devida importância.

Diretor de Agricultura da Secretaria, Rodrigo Haun, aponta que um dos diferenciais dos produtos orgânicos “é que estamos falando de comercializar produtos isentos de agrotóxicos e adubo químicos. Por isso, os mais saudáveis que se tem à mão para consumo humano”, disse. Também participaram do encontro o engenheiro agrônomo Pedro Jeronimo de Carvalho Neves e o técnico agrícola Alexandro Fagundes de Freitas